O NOC (Network Operation Center) é um dos pontos centrais da administração de um ambiente de tecnologia.

O NOC vai além de apenas monitorar, ele é responsável pela execução de scripts para estabilização dos incidentes de forma imediata, geração de informações para as equipes de suporte de infraestrutura, criação de relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI entre outras atribuições.

Essa prática já é bem difundida em grandes corporações, mas vem tornando-se muito popular entre as pequenas e médias empresas uma vez que a disponibilidade dos sistemas e agilidade na recuperação em caso de problemas tem se tornado um diferencial competitivo no mercado.

Através do NOC diversas informações são extraídas dos ativos de TI, a análise destas informações proporciona prever necessidades de investimentos ou falta de capacidade da infraestrutura atual, agindo preventivamente o gestor de TI melhora a maturidade de TI da empresa, reduz o downtime dos serviços e aumenta a satisfação dos usuários.

O ambiente de Tecnologia da Informação (TI) requer cuidado constante, tem a responsabilidade de manter o ambiente de TI do cliente com a maior disponibilidade possível. É um serviço proativo 24 x 7 capaz de consolidar informações em dashboards auxiliando no planejamento estratégico e tomadas de decisão do negócio.

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