OpenStack – Computação em Nuvem
- Virx
- Tags:OpenStack
OpenStack é um software de código aberto capaz de gerenciar os componentes de múltiplas infraestruturas virtualizadas.
OpenStack é chamado de Sistema Operacional da Nuvem, por cumprir o mesmo papel em maior escala. É considerado uma plataforma de software, por fornecer APIs que em conjunto são capazes de controlar todos os recursos disponíveis na oferta dessa infraestrutura: máquinas virtuais, rede, armazenadores, balanceadores de carga, até mesmo um painel de controle web está presente entre os softwares da plataforma, a maior parte escrita em Python.
O consórcio OpenStack desde então agregou mais de 100 membros em menos de um ano, incluindo a Canonical (responsável pelo Ubuntu), Dell, Citrix, Red Hat, IBM, Cisco, Dell, Hewlett-Packard, SUSE, VMware, Yahoo, Rackspace, eBay, NASA, MercadoLibre, PayPal, dentre outras. Não só se aplica apenas a Cloud Providers, como a Amazon AWS, também fornece a base ideal para implementar nuvem privada em um Datacenter corporativo.
Arquitetura
O OpenStack foi projetado para ser extremamente escalável e flexível. Segue abaixo o diagrama da arquitetura com os principais blocos de construção de seus componentes. Camadas relacionadas a aplicações e administração de acesso estão no topo da pilha, como Processamento (compute), Rede (networking) e Armazenamento (storage). Tudo repousa sobre os serviços compartilhados e, no fim, em plataformas padrão específicas de hardware de código livre.
Cada componente na arquitetura tem um codename que identifica e implementa um conjunto de funcionalidades da plataforma:
- Nova (compute)
- Neutron (networking)
- Swift (object storage)
- Cinder (block storage)
- Horizon (dashboard)
Além dos componentes que formam o core do OpenStack a plataforma conta com um conjunto de serviços que integra cada componente para fornecer uma plataforma de IaaS completa. Essa integração é possível porque cada componente disponibiliza um conjunto APIs que permite o acesso às suas funcionalidades. Os serviços são os seguintes:
- Keystone (Identity Service)
- Glance (Image Service)
- Ceilometer (Telemetry Service)
- Heat (Orchestration Service)
- Trove (Database Service)
Veja um outro diagrama da arquitetura conceitual:
O OpenStack é uma plataforma de cloud computing extremamente robusta e flexível, que evolui em uma velocidade incrível.
Precisa de ajuda? Está precisando planejar uma solução corporativa com cloud computing? Entre em contato conosco e solicite uma consultoria.
Deixe seu comentário