• 06/06/2018

QoS (Quality of Service) – Definições básicas

QoS, Quality of Service em inglês, qualidade de serviço em português, trata-se de uma metodologia ampla e altamente eficaz para administradores de rede que procuram garantir a melhor performance das aplicações prioritárias de sua empresa.

A ideia desse artigo é explicar de forma objetiva e lúdica como funciona, quais características, regras e metodologia do QoS que pode e deve ser aplicado em links privados e até mesmo em uma rede local de uma empresa.

Primeiramente precisamos entender como funciona um link de dados, por exemplo, um link MPLS.
Basicamente, o circuito possui uma banda definida que trafega dados sem destinção nenhuma. Para melhorar o entendimento, imaginem que estrada abaixo é um link de dados, a largura da estrada é a velocidade do circuito, e os carros, caminhões e ônibus são os dados que passam por esta circuito.

Animação que representa um circuito normal sem QoS.

Agora vamos supor que o departamento de trânsito responsável por esta via determina que umas das faixas será exclusiva para tráfego de viaturas policiais. Veja na animação abaixo que a viatura policial não enfrentará o congestionamento e chegará ao seu destino de forma muito mais rápida.

Animação: QoS – Faixa exclusiva para viaturas policias.

É exatamente isto que ocorre quando é aplicado um QoS em um circuito de dados privado. A faixa exclusiva é chamada de classe a viatura representa um determinado tipo de tráfego que foi priorizado previamente.

Agora que entendemos qual o princípio do QoS, vamos à definição de CoS:

  • Classe de serviço ( CoS – Class of Service)

É uma forma de agrupar diversas aplicações com características comuns, permitindo o tratamento diferenciado em relação a outras classes de serviço (ou grupo de aplicações). Como vários serviços podem ser oferecidos e utilizados simultaneamente, concorrendo assim pelos recursos da rede, temos que garantir, para cada tipo ou classe de serviço, o nível de serviço adequado ao seu funcionamento.A identificação de diversos fluxos de dados com a mesma característica facilita a construção de políticas específicas para tratamento daquele tráfego de forma individualizada em cada classe de serviço, indepedentemente de sua origem ou do seu destino. Qualidade de serviço é, portanto, o tratamento diferenciado do tráfego reunido em classes de serviço, com o objetivo de garantir o nível de serviço adequado a cada aplicação.Para que uma aplicação tenha desempenho consistente e previsível é necessário observar os requisitos de througput, atraso, jitter e perda de pacotes da mesma.

Deixe seu comentário