A computação em nuvem é caracterizada pela oferta de recursos de TI por meio da internet e entregues conforme a demanda. Ela se contrapõe ao modelo tradicional de computação, em que as empresas precisavam investir em hardware, sistemas operacionais e softwares para conseguir rodar algum tipo de aplicação.
Ou seja, no modelo tradicional o departamento de TI precisava se preocupar com cada item que iria suportar uma aplicação: encomendar a compra, configurar, realizar a manutenção de toda a infraestrutura e licenciar os softwares. Ao usar a Cloud Computing essas preocupações são eliminadas, pois o provedor de soluções em nuvem é que cuidará da infraestrutura, permitindo que o TI foque na utilização e otimização das aplicações de sua empresa.
Quais as vantagens e os benefícios da Computação em Nuvem?
- Redução no investimento em hardwares: você paga quando e quanto utilizar o recurso.
- Flexibilidade: você pode escalonar e determinar qual a sua com apenas alguns minutos de antecedência.
- Velocidade e Agilidade: você pode acessar os recursos de TI com apenas um clique, reduzindo o tempo para disponibilizar estes recursos de semanas para minutos.
- Redução de gastos em manutenção: com a computação em nuvem você pode focar nos seus clientes ao invés de preocupar-se com manter sua infraestrutura de TI funcionando corretamente.