A importância do monitoramento de serviços de TI

Nos últimos anos, o sistema de TI deixou de ser responsável simplesmente por resolver problemas estruturais e dar suporte técnico à empresa. Atualmente, seu funcionamento está diretamente ligado à experiência do cliente em relação aos serviços e produtos de uma empresa. Em muitos casos, ele é o próprio serviço oferecido.

A transformação digital vem fazendo da tecnologia uma grande protagonista do mercado atual. Hoje, investir em ferramentas e soluções inovadoras é algo que resulta na geração de valor para os negócios. Consequentemente, o setor de TI desempenha papel cada vez mais estratégico dentro da empresa.

Entretanto, é comum que o desempenho em certos processos não receba a devida atenção. Por isso, o monitoramento de serviços de TI deve fazer parte obrigatória da rotina de gestão. E não há melhor forma de garantir sua eficiência que contratando um software desenvolvido especificamente para essa finalidade.

Pensando nisso, tiraremos aqui suas dúvidas sobre o assunto, além de mostrar os 4 maiores benefícios de contar com uma ferramenta desse tipo!

As Vantagens de Contratar

O processo de monitoramento, como um todo, pode ser melhorado de diversas formas. No geral, ele se torna mais orgânico em relação às outras atividades de TI, sendo integrado à rotina da equipe e principalmente do gestor.

Entretanto, é interessante abordar seus principais benefícios individualmente para entender os motivos de seu impacto positivo ser tão significativo.

Assim como em outras atividades de suporte de TI, é fundamental que o tempo de resposta seja o mais rápido possível. Porém, isso não depende apenas de uma equipe capacitada — é preciso adotar estratégias para identificar problemas com agilidade. E é esse o maior diferencial de um software.

O monitoramento se torna proativo, pois antecipa as falhas que possam ocorrer em servidores, bancos de dados, equipamentos de rede e demais componentes da infraestrutura.

Consequentemente, o gestor é capaz de definir com mais rapidez as medidas a serem tomadas, delegando funções e estabelecendo planos de ação mais eficientes.

Quando uma queda no sistema é descoberta, toda a atenção da equipe de TI é direcionada para a investigação e solução do problema. Entretanto, o que o software de monitoramento permite é um trabalho de prevenção desse tipo de incidente, já que ele trabalha com a identificação de anomalias nos serviços de TI.

Um estudo da Dun & Bradstreet mostra que esse tipo de situação causa prejuízos enormes para as empresas. A adoção de um software de monitoramento é uma das medidas mais eficientes para reduzir a ocorrência das quedas — e, eventualmente, zerar esse índice.

Outro estudo, da Emerson Network Power, mostra que o prejuízo de desastres para grandes empresas custa, em média, 5.000 dólares por minuto. Esse impacto negativo é resultado, por exemplo, da diminuição no número de vendas durante o período de inatividade.

Ao monitorar a performance dos serviços de forma proativa, os profissionais de TI são capazes de reduzir o tempo de inatividade, assim como o índice de ocorrência, como destacamos anteriormente.

Desse modo, esses impactos podem ser reduzidos, assim como seus custos, e o resultado é um aproveitamento maior do investimento financeiro no setor.

Sabemos que os clientes de hoje estão cada vez mais exigentes. Não basta oferecer um serviço bom — é preciso garantir uma experiência única durante todo o contato entre ele e sua empresa. Por isso, instabilidades em plataformas on-line se mostram inimigas indesejadas para qualquer negócio.

Um software de monitoramento permite que elas sejam evitadas e que suas aplicações se mantenham operantes de forma estável. Consequentemente, o cliente poderá acessar seus serviços sem dificuldade, desenvolvendo uma relação de confiança e satisfação com sua marca.

Esse aumento na qualidade dos serviços impacta diretamente no valor que sua empresa adquire perante a concorrência.

× Como posso te ajudar?